DÚVIDAS COMUNS

Perguntas e Dúvidas Frequentes

Sobre a cidade - Cambará do Sul

Situada ao Sul do Aparados da Serra, possui altitude de 990 metros. Fica localizada no estado do Rio Grande do Sul, ao norte do Planalto Serrano. Com pouco mais de 6 mil habitantes, a cidade é em sua grande maioria área rural.

Sua extensão de bordas chega a 80km, fazendo divisa com o estado de Santa Catarina. Grande parte do município abriga vales, rios e bordas dos Aparados.

Em diversas áreas particulares ao Norte do município é possível ver muitos animais silvestres como puma, veados, raposas e outros. 

Os principais pontos turísticos do município estão dentro dos Parques Nacionais e no entorno, como Canyon Itaimbézinho, Malacara, Fortaleza, Cambajuva, Pinheirinho além de lindas cachoeiras.

Atividades e passeios

Cavalgadas são de nossa operação. Cavalos da Fazenda e roteiros em atrativos de vizinhos parceiros e de propriedade da Fazenda.

Passeios nos Parques Nacionais (Canyons Famosos) e passeios de 4x4, são operados por agências parcerias de Cambará do Sul.

Caminhadas em atrativos como Canyon Pinheirinho ou Cambajuva são chamado guias parceiros de Cambará do Sul.

Clima local

Próximo a Borda da Serra Geral, traz um clima especial. A região é úmida com possibilidade de neblina intensa nos finais de tarde de Primavera e Verão. Já no Outono e Inverno é comum temperatura abaixo de zero nas madrugadas e principalmente no amanhecer.

As geadas ultrapassam mais de 100 vezes no ano, já a tão esperada neve, ocorre em média 3 vezes ao ano, com maiores chances no fim de Julho e início de Agosto. 

Estação do Outono pode ser a mais indicada para estar aqui, onde temos dias mais secos.

 

Temperaturas históricas: Máxima: 32,3° (2014) | Mínima: -9,2° (1977)

Temperatura média: Primavera e Verão: 17° | Outono e Inverno: 7°

Horários e atendimento na Pousada

Check-in: 16h | Check-out: 14h

Escritório (cidade): Reservas e dúvidas: Segunda à Sábado, das 9h às 12h e 13h30 às 18h30.

Recepção: Terça a sábado 9h às 12h30 e 13h30 às 18h. Domingo das 9h às 11h e 13h às 14h. Após fechamento da recepção, plantão local direto no restaurante / sede da Fazenda.

Restaurante

- Café da manhã: 7h30 às 9h30 - Incluso na diária

- Almoço: 12h às 14h - não incluso na diária

- Jantar: 19h30 às 21h30 - não incluso na diária.

A Fazenda e o Restaurante

A Fazenda Santana, onde fica localizado a Pousada, é propriedade da Família Macedo. No ambiente da Fazenda, tem o velho casarão que ainda abriga família.

As conservadas taipas da mangueira, tem altura de mais de um metro, além do Galpão Crioulo com espaço para servir o Churrasco na Vala em um ambiente simples e rústico.

 

O restaurante, localizado no alto da fazenda, é da Fazenda Santana e possui ambiente aconchegante, simples, com comidas que oferecem o melhor da culinária gaúcha/serrana, em uma proposta caseira. Suas instalações ficam a 200 metros dos chalés e são ligadas por um caminho de pedras no campo.

A Pousada Fazenda e acomodações

A Pousada Fazenda Costão do Cambará é uma pousada no estilo refúgio ecológico, que fica localizado na área rural de Cambará do Sul, região dos Aparados da Serra, no estado do Rio Grande do Sul.

Localização privilegiada as margens de lindos atrativos, como os Canyons Pinheirinho e Cambajuva, margens do Parque Nacional dos Aparados da Serra e Serra Geral que abrigam os famosos Canyons Itaimbézinho e Fortaleza.

Atualmente contamos com 12 chalés, divididos em 4 tipos diferentes, acomodando desde 2 a até 6 pessoas por chalé. Em estilos variados, acomoda desde famílias, com filhos pequenos, a casais e amigos. Proposta Rural sem oferecer itens de conforto, simplicidade e aconchego é o nosso forte.

Incluso na diária e itens adicionais

Está incluso: Além do chalé contratado e todas as suas comodidades descritas na página de reservas (acesso pelo menu RESERVAS ONLINE), você conta com café da manhã gratuito, que é servido todos os dias das 7h30 às 9h30 da manhã. Chimarrão, disponibilizado através da casinha do chimarrão, camargo (café com leite xucro da vaca logo cedo) e trilhas curtas autoguiadas.

Não está incluso na diária: Almoço e jantar são pagos a parte, diretamente no restaurante após consumo, churrasco na vala aos sábados a noite. Serviços como o pacote romântico ou qualquer outro passeio/aventura, é contratado adicional a sua reserva, e deve ser incluído no ato da reserva em nosso site.

Como chegar até a pousada fazenda

Estamos localizados ao norte do Município de Cambará do Sul RS, proximidades da borda da Serra Geral.

Para quem vem pela RS 020 (via Tainhas), basta cruzar a pequena cidade de Cambará do Sul e próximo a Casa do Turistas seguir as placas para o Costão do Cambará, que esta a 24km da cidade.
15 km de asfalto e 9km de terra e pedra.

Para quem vem pela cidade de Praia Grande SC (Serra do Faxinal), são 38km de terra e pedra até chegar a cidadezinha de Cambará do Sul RS, após basta entrar sentido leste (direita) e se dirigir a Casa do Turista, seguir as placas para o Costão do Cambará.

Para quem vem pela cidade de Timbé do Sul SC (Serra da Rocinha), após subir a Serra deve entrar na RS 020 sentido Cambará do Sul, terá atualmente 50km de terra e pedra até o distrito Ouro Verde (Fábrica de Celulose), após terá mais 9km de terra e pedra seguindo as placas Costão do Cambará. Estrada pode fechar com obras, consulte antes de iniciar o trecho.

Para quem vem pela cidade de São José do Ausentes RS (BR 285) deve entrar na RS 020 sentido Cambará do Sul, terá atualmente 36km de terra e pedra até a o distrito Ouro Verde (Fábrica de Celulose), após terá mais 9km de terra e pedra seguindo as placas Costão do Cambará.

Cidades próximas com rodovias importantes de acesso até Cambará do Sul RS, via rodovias pavimentadas:
Para quem vem do Sul > Porto Alegre RS 020.
Para quem vem do Centro Sul e Oeste > Caxias do Sul RS 453, seguida RS 020.
Para quem vem do Oeste ou Centro Norte > Vacaria BR 285, seguida RS 110, seguida RS 453, seguida RS 020.
Para quem vem do Leste ou Norte (litoral) > Araranguá BR 101, seguida RS 453, seguida RS 020.

*IMPORTANTE: NÃO RECOMENDAMOS USO DE 'GPS'. para quem não deseja usar estradas de terra e pedras em longo trechos.

ALTITUDE: 1.117 metros.

LATITUDE: 28°57'41.9'S50°00'09.5'W

LONGITUDE: 50.002903  

Link da localização aqui.

Tarifários praticados

Nossas reservas são com mínimo de 1, 2 ou 3 diárias, tendo em vista as diversas opções de passeios para ser realizados por aqui. O tarifário varia em 3 categorias, sendo baixa, média e alta temporada.

Baixa temporada: de 16/01 até 31/03 - de 01/10 a 23/12.

Média temporada: de 01/04 até 30/06 - de 01/08 a 30/09.

Alta temporada: de 26/12 a 15/01 e também de 01/07 até 31/07.

Feriados: feriados possuem mínimo de 2 ou mais diárias, conforme o feriado e é considerado alta temporada.

Crianças: até 6 anos não pagam. 7 anos ou mais incluir como adulto na reserva pagando o valor integral.

 

Regras de convivência do Covid 19 na Fazenda.

1 - É obrigatório o uso de máscaras em qualquer dos ambientes ou atrativos nas proximidades, até mesmos nas cavalgadas.

2 – Antes de iniciar sua viagem adquira máscaras em sua cidade. Na nossa pequena Cambará tem baixa disponibilidade.

3 – Na recepção é permitido entrar somente 2 pessoas (casal) ou 1 pessoa por vez, sendo desconhecido.

4 – É obrigatório o preenchimento do formulário modelo da vigilância sanitária no momento do Check-in, onde será recolhido informações dos hóspedes e medido temperatura.
(Na Recepção ou no Restaurante – conforme seu horário de chegada na Fazenda).
Check in na Recepção até as 18hs.
Check in após as 18hs é feito no Restaurante, até as 23hs.
**Não vamos receber hóspedes após as 23hs. Fique atendo a sua programação de viagem.

5 – Restaurante terá acesso limitado. Agende seu almoço, jantar e café da manhã com antecedência. Churrasco na Vala servido no galpão tem vagas limitadas. Quem reservar após o número limite deve agendar seu lugar de refeição no ambiente do restaurante. Consultar horários com o chefe do Restaurante:
Leonise 54 99686 6916

6 – Acesso ao Galpão Crioulo (No Churrasco na Vala), terá número máximo de pessoas. Fique atendo a recomendação do peão e dona Leonize.

7 – Nos Galpões de Cavalgada terá número máximo de acesso de pessoas. Fique atendo a recomendação do peão \ guia.

8 - Cavalgadas para os Canyons que tem saídas do primeiro galpão, o cliente deve se deslocar com o carro próprio para evitar aglomeração de grupos em um único veículo.

9 – Mantenha distância mínima de 2 metros de pessoas desconhecida.

10 – Na sua chegada nos ambientes fechados (Galpões, Recepção e Restaurante higienize suas mãos com álcool gel disponível nos setores.  

11 – Traga frascos de álcool gel para utilizar durante possível paradas em restaurantes, postos de combustível e etc... mantendo sempre higienizar as mãos.

12 – O cliente que apresentar sintomas semelhante ao Covid – 19 no momento do check – in (febre), deve de imediato buscar atendimento no Hospital de Cambará do Sul, ou retornar para sua cidade origem e procurar atendimento médico. Valores pagos ficam para crédito, para uso em outra oportunidade.

13 – Ao iniciar fogo em lareira ou fogão a lenha, tenha atenção redobrada com mãos na utilização do álcool gel.

14 – Na fazenda cada chalé tem banheiros com água e sabão. Mantenha suas mãos sempre higienizadas. Também tem banheiros extras, nos galpões e restaurante.

Qualquer dúvida você pode perguntar diretamente em nosso WhatsApp com atendimento pessoal, ele funciona todos os dias, conforme a demanda respostas podem demorar até 2hs. 

FAÇA SUA RESERVA ONLINE

Explore lindas paisagens, passeios, aventuras e serviços exclusivos em nossa Pousada Fazenda. Visite os Canyons do Brasil. 
Aceitamos as principais bandeiras

Crédito até 12x

Débito

Estrada da Costa, s/n -

Vila Oswaldo Kroffe,

Cambará do Sul - RS, 95480-000, Brasil

Ligações: 54 3251 1173 (escritório)

WhatsApp: 54 9 8424 2626

Estamos localizados ao norte do município de Cambará do Sul/RS, proximidades da borda da Serra Geral.

Link de localização: Google Maps

Mais detalhes de como chegar: Clique aqui

*Não aceitamos pets na pousada.

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco

© 2019 por Raida Soluções Digitais.

Estamos abertos normalmente. Seguindo todas as recomendações dos órgãos de segurança.